Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas.
A importância do projeto estrutural pode ser dividida em três pilares: durabilidade da edificação, eficiência econômica e segurança.
Sob o prisma da durabilidade, o projeto definirá materiais, técnicas construtivas e outros fatores de acordo com as características ambientais e geográficas da obra e seus riscos de deterioração estrutural.
Essa previsão permite que a obra se mantenha estável e segura com o passar dos anos.
O aspecto da eficiência econômica é o mais interessante, pois pode proporcionar um alívio relevante para o seu bolso.
A partir do planejamento estrutural feito por um profissional especializado pode-se aperfeiçoar a estrutura da obra, evitando erros de superdimensionamento cometidos por empreiteiros ou profissionais sem o conhecimento técnico necessário.
Só com essa otimização você já observará uma economia relevante, pois vigas e pilares excedentes não serão levantados e a fundação será condizente com a obra.
Além disso, um planejamento bem feito pode reduzir o tempo de obra, os recursos humanos necessários e prever problemas e possíveis soluções caso eles aconteçam, gerando uma agilidade muito interessante ao longo da execução.
Dessa maneira, os gastos financeiros podem ser reduzidos, o que faz com que o projeto estrutural seja considerado um investimento e não um custo.
No âmbito da segurança, é importante ressaltar que os projetos estruturais são elaborados com base em normas técnicas do setor, criadas por comissões de estudo da respectiva área, formada por produtores, consumidores, universidades, laboratórios, entre outros.
Portanto, confere mais confiabilidade à sua obra e segurança quanto às técnicas e materiais empregados.
Como você pôde perceber ao longo do post, o cálculo estrutural é um dimensionamento completo, embasado em diversos fatores que influenciam na sua obra e representa uma ferramenta fundamental no êxito da sua empreitada.
Portanto, não negligencie o projeto estrutural residencial caso pretenda fazer uma obra na sua casa. Dessa forma, você obterá o máximo de ganho.
O que deve compor um projeto estrutural?
Como visto, para elaborar um projeto estrutural é necessário uma visita técnica, o relatório de sondagem, o levantamento topográfico, o cálculo estrutural, o detalhamento e especificações dos elementos estruturais — vigas, pilares, lajes e a fundação.
Nossa equipe está pronta para lhe auxiliar e tirar suas dúvidas.
Segunda a sexta-feira
das 8h00 às 18h00
Para falar conosco, basta clicar no botão abaixo!